Colorimetria – Qual cor anula que cor? Hã?


Quem nunca resolveu descolorir os cabelos, achando que fosse ficar a própria Marylin Monroe, e acabou conseguindo um amarelo ovo, muito parecido com aquele da Carla Perez em seus early days? Ou quando resolveu tingir o cabelo com alguma cor aleatória e acabou lutando contra reflexos vermelhos insistentes durante muito tempo? Pois é, esse problema acontece com todo mundo e é infelizmente completamente natural, e quem tem o cabelo loiro (principalmente) passa a vida brigando com o amarelamento dos fios.  Pra combater esse infortúnio as prateleiras das perfumarias estão recheadas de shampoos e cremes especiais para cabelos brancos e loiros, e todos tem um detalhe em comum. Não, não é o preço abusivo (o foderoso shampoo Silver, da L’oréal, custa em torno de R$50,00), é a cor deles: violeta.

E por que todos esses produtos são violeta, você deve estar se perguntando. Simples: o violeta anula o amarelo. E por que diabos o violeta anula o amarelo? Bom, daí essa resposta vai além dos meus conhecimentos artísticos e cabelísticos, e o porquê realmente eu não sei, só sei que alguns tons interagem entre si e se neutralizam, como a Estrela de Oswald mostra:

Estrela de Oswald

Meio complicado, mas eu explico (até porque é difícil decorar essa tabela logo de cara, então é mais fácil entender como ela funciona). Para isso, vamos relembrar as aulinhas de Artes: Existem as cores primárias, que são o azul, o vermelho e o amarelo, certo?

Bolotinhas nas cores primárias

Misturadas elas geram mais três cores: o laranja, o violeta e o verde. Para anular uma cor você precisa usar as restantes, e é exatamente nessa parte que o seu cabelo entra.  Se o seu cabelo estiver amarelo você vai precisar usar as outras duas cores para anular o efeito gema de ovo. Ou seja, o azul e o vermelho. E que cor nós temos quando combinamos vermelho e azul? Violeta!

A mágica das cores \o/

Para anular qualquer reflexo indesejado que apareça no seu cabelo é só lembrar das cores primárias e como elas interagem. Então se o seu cabelo está com reflexos vermelhos você usa o verde (azul + amarelo) para anular; se você descolorir o cabelo e ele insistir em ficar laranja (amarelo + vermelho) você só precisa usar um pouco de azul para eliminar o alaranjado. Bem simples, não?

Na prática você pode comprar produtos específicos, como tonalizantes ou shampoos “coloridos”, mas eles costumam ser meio caros e você pode arrumar formas alternativas que resultam na mesma coisa, como diluir algumas gotas de Violeta Genciana (que é super baratinho e dura horrores) no creme e passar no cabelo, ou até mesmo diluir na água e enxaguar o cabelo com essa solução.

Ah, vale lembrar que alguns produtos vem com o nome de “irisado” quando puxa pro lilás e “cinza” quando é azulado. E mais uma coisa: muito cuidado quando usar tonalizantes cinza se o seu cabelo estiver amarelo, porque como você sabe, amarelo + azul = verde, e seu cabelo pode ficar esverdeado, como se você tivesse pulado numa piscina transbordando de cloro.

Anúncios

2 comentários sobre “Colorimetria – Qual cor anula que cor? Hã?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s