Espinhas? Pele com aspecto feio, oleosa? Conheça o milagre da pele bonita!


Nossas avós já diziam sobre os benefícios e as lendas de que produtos naturais são bons pra isso, pra aquilo, e apesar da minha vó nunca ter falado nada sobre isso, eu achei sobre a lenda da AVEIA! Hein?

Eu já tinha visto alguns vídeos no Youtube falando que lavar o rosto com aveia é algo extremamente bom para a pele, que melhora o aspecto, as espinhas, a oleosidade, hidrata… É divino! A princípio eu não dei ouvidos, porque vemos tantas coisas de produtos naturais que eu achei que seria só mais uma coisa não tão boa. Porém, outro dia eu resolvi testar…

Mas antes de falar disso, vamos ver quais são os benefícios que a aveia possui e traz para a nossa pele:

Por que aveia faz bem à pele
por Sonia Corazza

Muitos segredos e receitas são passados de geração para geração como remédios, formas curativas e são usadas por milhares de pessoas, mas será que são mesmo eficientes? Vamos falar de um ingrediente conhecido de todos e esclarecer se é mesmo funcional.

Aveia e pele

As pessoas costumam acreditar que existe algo mágico na aveia, ela é ancestralmente considerada boa para a pele. A medicina popular européia prescreve banhos de aveia para peles ressecadas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardência ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente respaldado, existem inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação. O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador norte-americano, que legisla sobre medicamentos, alimentos e cosméticos, classificou os derivados de aveia como colloidal oatmeal, isto é, ‘protetores para a pele’. A composição da aveia é rica em ingredientes amigos da pele, como os ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e um alto % de aminoácidos, que doam maciez e suavidade à epiderme irritada.

Os derivados ativos presentes na aveia podem oferecer benefícios em cosméticos para pele e cabelo, como por exemplo:

• Diminuir a ação irritante e inflamatória de outras substâncias à pele;

• Hidratar profundamente peles secas;

• Acalmar as irritações em peles sensíveis, como o desconforto causado por eritemas;

• Regenerar o manto hidrolipídico, o defensor natural da pele, reestruturando seus lipídeos protetores.

A maioria das ações acima são conseguidas pela presença de beta-glucanos da aveia, que possuem uma ação muito semelhante ao ácido hialurônico normalmente presente na pele. Sendo assim a aveia é um super hidratante, forma uma fina camada que retém a água fundamental (aquela que é a naturalmente encontrada na superfície da pele), protegendo e acalmando a pele irritada.

Mais uma vez as nossas avós estavam certas e baseadas no conhecimento prático e adquirido, nos passaram boas receitas.

Então, nem preciso falar mais nada depois dessa aula, não é verdade? Só sei que pela minha experiência, posso afirmar que É VERDADE, a santa aveia funciona mesmo! Eu estava com três espinhas vermelhas, doendo e horrorosas (por conta da TPM) e em dois dias elas simplesmente SUMIRAM, por causa da aveia. O que eu faço?

Coloco um pouco de aveia na palma da mão (pode ser a em flocos, flocos pequenos, a farinha de aveia, tanto faz), jogo um pouco de água até ficar uma papa na palma da mão, pego o leite que sai (a água branca da aveia), passo no rosto, e esfolio com os flocos de aveia meu rosto, massageando e sempre passando toda a água branca e a aveia. Depois eu lavo normalmente e já sinto meu rosto completamente diferente e macio! Não entendeu nada? Então assiste esse vídeo aqui (que foi por onde eu descobri) pra ver como que faz! Se você não entende inglês, assista mesmo assim, vale a pena pela ilustração! Estou sem tempo de fazer um vídeo decente ou um tutorial com fotos, mas vale a dica.

Outro segredo: Nunca deixe de hidratar seu rosto! Eu sempre achei que meu rosto ficava mais oleoso quando eu passava hidratante, mas a oleosidade dele é resposta do ressecamento da pele, fazendo com que o organismo produza mais óleo pra compensar a desidratação e assim, como consequência, fazendo o rosto ficar mais oleoso. Então agora sempre que eu passo aveia eu hidrato com um creme depois, e isso é o que eu tenho feito desde então. Até minha mãe reparou que minha pele ficou melhor, e olha que pra isso acontecer é algo raro hahaha!

Aqui segue o vídeo que eu fiz pro meu blog em inglês demonstrando como eu lavo meu rosto com aveia:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s