Produtos de beleza que contêm Álcool. Tente evitar!


Ahhh, aquela sensação maravilhosa de pele limpa e sem oleosidade quando passamos adstringente ou tônico que contém álcool em sua formulação.. Parece que nunca atingiremos uma pele tão profundamente limpa e sequinha. Pois é aí que mora o perigo. Sua pele pede socorro! E eu explico como!

Untitled-1

O álcool cetílico é peça chave na composição de muitos produtos de beleza, chegando a ser o ingrediente em maior concentração  (já vi produtos com 45% de álcool na composição! Vi isso num adstringente da Neutrogena que eu tenho, choquei um ovo quando vi, haha). Ele é utilizado deixar mais líquidos os produtos que seriam mais consistentes e pegajosos se não tivessem a presença do álcool na composição, além de evitar que os cosméticos estraguem com facilidade, inibindo a proliferação de fungos e bactérias. Bom, na teoria as coisas são lindas, mas temos que olhar com mais cautela e detalhes dos efeitos do álcool na nossa pele.

Quando em grande concentração, o álcool facilita a evaporação da água presente nos poros da pele e diminui a umidade natural da derme. E por que isso se torna prejudicial a longo prazo? Porque as camadas da derme entrar em desequilíbrio, ficam sem saber o que está acontecendo, pela perda constante de água causada pelo álcool presente nos produtos. E com as camadas da derme em desequilíbrio há a possibilidade da reposição de água na pele ficar cada vez mais difícil. Isso causa diversos efeitos colaterais como rugas, linhas de expressão, ressecamento, inflamação na pele, prurido, queimação, pele escamando, aspereza, etc. Em pessoas ainda mais sensíveis pode causar dermatites e outros problemas mais sérios relacionados ao ressecamento excessivo da pele. Além de tudo isso, o álcool causa efeito rebote, fazendo com que a pele produza MAIS oleosidade para equilibrar a falta de umidade na pele. Doideira, né?

Agora será que você vai gostar daquela sensação oil-free e sequinha que tônicos com álcool deixam na pele? Acho que  não! O segredo é sempre observar a concentração de álcool na composição do produto. Me lembro bem a primeira vez que eu comecei a me preocupar com álcool em cosméticos. Foi vendo o filme “Psicopata Americano”, quando no começo do filme o personagem Patrick Bateman cuida da sua pele e narra que utiliza produtos sem álcool porque o álcool envelhece a pele. Isso marcou tanto a minha mente que eu passei a prestar mais atenção neste detalhe. E quando eu vi que o meu adstringente da Neutrogena tinha 45% de álcool na composição, eu quase caí pra trás! Mais fácil pegar álcool de cozinha e jogar no rosto, mais barato, hahaha.

Sempre devemos ficar atentas à composição dos produtos que consumimos e passamos no corpo. Tentem sempre utilizar produtos sem álcool, que agora são bem fáceis de encontrar em perfumarias e drogarias. As empresas sabem que os consumidores estão se preocupando com questão que antes não eram o centro da atenção, então os produtos são elaborados pensando nisso. O álcool pode ser presente em composições de 3 a até 60% na maioria das vezes! Se eu não tivesse um produto de 45% álcool eu não acreditaria.

Desde que eu parei de usar meu adstringente com álcool eu notei uma melhora até mesmo nas minhas linhas finas de expressão. Achei a pele menos oleosa e mais saudável. Quem diria que um produto pra tirar o óleo do rosto estaria causando mais oleosidade na minha pele? Fica a dica preciosa pra vocês!

Anúncios

5 comentários sobre “Produtos de beleza que contêm Álcool. Tente evitar!

  1. Camila disse:

    OIe, esses dias estava passando o bb cream da loreal e notei um cheiro forte de álcool, eu olhei na composição e realmente tem, será que faz mal?

    • Renata Ikonora disse:

      Gataaaaaa, eu tenho e uso esse BB Cream porque por ele conter MUITO álcool, ele seca a pele e fica por mais tempo, hahaha! Por ser um produto que você não aplica sempre, ou usa como produto de maquiagem apenas, não tem tanto problema, o ruim é quando seus tônicos e cremes, tratamentos e etc contém alcool, porque tua pele absorve e durante a noite absorve ainda mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s