Ahh, uma das minhas frutas preferidas! A banana faz parte da alimentação diária das pessoas há muitos séculos. Ela é prática de comer, podemos consumi-la de diversas formas diferentes, é barata e nos deixa saciados por muito tempo!
Há um bom tempo eu venho postando na minha página do Facebook meus lanchinhos pós treino, e sempre tem uma banana envolvida na história, haha. Prometi que eu postaria sobre os benefícios da banana então aqui estou!
BANANA
- Fonte rápida de energia (carboidratos), possui índice glicêmico de médio a alto.
- Após o treino nosso corpo precisa de uma fonte de energia para que se recupere rapidamente de todo o desgaste sofrido.
- Fonte de fibras
- Para auxiliar na construção muscular
- Rica em potássio e magnésio
- A gente sempre ouve dizer que banana faz bem para aquelas pessoas que sofrem de cãibras, por conter potássio. Mas por que o potássio faz a diferença? Após longos períodos de atividades físicas, nossos músculos ficam deficientes em sódio, potássio e outros nutrientes essenciais para o funcionamento adequado. Sendo assim, as cãibras acabam acontecendo por ter um desequilíbrio destes nutrientes. É como se o músculo não estivesse funcionando direito, como um peixe fora da água, se debatendo incontrolavelmente. Então após a atividade física, o nosso organismo precisa repor eletrólitos, potássio, sódio, tudo o que nós eliminamos pela transpiração e respiração celular. Daí que entra a banana, por ser riquíssima em potássio e magnésio, auxilia na contração muscular e faz com que o músculo se regenere mais rapidamente do desgaste que houve durante a atividade. O mesmo vale para proteínas, que são essenciais para quem quer atingir a hipertrofia (ganho de músculos), porque elas auxiliam no crescimento muscular.
O ideal é o consumo de uma banana + proteína (leite, whey protein, iogurte, ou até mesmo um omelete de claras de ovos antes da banana) até 1 hora após o treino para que o reparo e crescimento muscular sejam super eficientes. Eu admito que ainda não introduzi a proteína junto com a banana porque eu normalmente acabo almoçando em uma hora e meia após a academia, e como eu costumo ingerir proteínas no almoço, acaba compensando 😛
Eu gosto de consumir banana com muita canela (pra deixar o metabolismo acelerado por mais tempo) e um outro tipo de fruta mais leve, como framboesa, morango, algo assim.
Se você quiser saber de mais dicas como essa, não deixe de curtir a página no Facebook (AQUI) para ficar de olho em tudo o que eu como diariamente, além de dicas sobre alimentação e mensagens motivacionais!