OLEAGINOSAS: COMO CONSUMIR, O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM


Oi, lindezas! Hoje eu vim com papo saúde pra gente conversar um pouquinho! Como sabem, eu sou muito interessada em alimentação, bem estar e como o nosso corpo responde à tudo o que acontece ao nosso redor, principalmente no que a gente coloca pra dentro dele. O papo de hoje é sobre oleaginosas, que nada mais são do que as nozes e castanhas que conhecemos por aí: castanha-do-pará, amêndoas, castanha-de-caju, macadâmia, avelã, etc.

DSC03897As castanhas estão sempre presentes em petiscos servidos em jantares, principalmente a castanha-de-caju. Mas muita gente não consome oleaginosas no dia a dia com medo de serem muito calóricas e gordurosas! Será que elas são tão malévolas como as pessoas pensam? Oleaginosas são ricas em gorduras BOAS para o nosso organismo. As gorduras boas (mono e poliinsaturadas) são excelentes para o funcionamento do nosso corpo. Elas são antioxidantes, combatem os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce e fazem com que as células do corpo sejam mais eficientes em seus papéis. As castanhas fazem com que o aparecimento de doenças cardiovasculares sejam bem menor.

DSC03900

Nossa castanha, conhecida como Brazilian Nut em inglês, a famosa castanha-do-pará é fonte de muito selênio, que previne o Alzheimer, câncer e outras doenças. Muito se fala por aí que a castanha-do-pará pode ser perigosa, e isso é verdade. Mas apenas se você consumir mais do que 10 unidades diariamente, por um longo período de tempo. A recomendação do consumo de castanha-do-pará é de 2 a 3 unidades por dia, podendo ser 4 unidades no máximo. Assim nós ingerimos a quantidade ideal de selênio para nos mantermos saudáveis!

DSC03901

As oleaginosas são fonte muito grande de resveratrol, um nutriente com propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas. Elas também possuem fibras e proteínas, se tornando uma fonte completa de nutrientes bons para o nosso corpo! Por serem ricas em gorduras boas, nos deixam saciados por bastante tempo e são uma opção ótima para um lanchinho entre as refeições principais! Além de ser prático para carregar na bolsa.

O ideal é que as oleaginosas sejam consumidas diariamente em porções pequenas. Isso seria em média:

  • 3 unidades de castanha-do-pará
  • 2 unidades de nozes
  • 10 amêndoas
  • 10 castanhas-de-caju
  • 5 macadâmias
  • 5 avelãs

Essas porções são individuais e não devem ser combinadas (comer todas de uma vez só juntas). Caso você queira consumir mais de um tipo de oleaginosas por dia, adeque as porções ao seu gosto! E as oleaginosas não engordam, apenas se forem consumidas em excesso, então cuidado! Não abusem. A única recomendação que eu brinco ser quase uma prescrição médica é das 3 castanhas-do-pará para que você tenha uma velhice sem Alzheimer e sem doenças cardiovasculares.

DSC03903

Anúncios

2 comentários sobre “OLEAGINOSAS: COMO CONSUMIR, O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s