COMO CONTROLAR A COMPULSÃO POR DOCES


Hoje temos um post especial. A administração do vestidonamoda.com veio nos ensinar como controlar a compulsão por doces! Participação super bacana aqui no Beleza Econômica.

kkk

Fonte da imagem: http://www.elo7.com.br/lista/doces-para-festas-tradicionais

Hoje vamos falar sobre o inimigo número um das dietas: os doces. Quem nunca sentiu vontade de comer um docinho depois do almoço ou no final da tarde?

Pois é. Quase todas as mulheres já passaram por isso. Mas por quê isso acontece?

Quando sentimos o desejo por doces no final da tarde, pode ter relação com algum fungo/bactérias que temos no organismo, como a candidíase, por exemplo. Fungos e bactérias alimentam-se de açúcares e por isso nós sentimos vontade de comer doces. Esse desejo pode estar ligado a outro fator também que é a deficiência de serotonina, e de algumas vitaminas, como: B6, B9, B12, zinco, magnésio, triptofano e outros..

Já quando o desejo vem após as refeições principalmente depois do almoço pode significar que houve um aumento do hormônio do estresse, o cortisol, que é responsável por aumentar a energia no nosso corpo e para isso ele emite sinais no cérebro para que haja uma ingestão de energia, no caso de alimentos ricos em calorias como os doces.

É importante entender o por que da vontade de consumir doce. Aconteceu alguma coisa triste no seu dia?  Você tenta compensar essa tristeza pelo doce?

Gostamos de comer doce por que ele nos dá prazer principalmente se estivermos passando por momentos estressantes. E se isso é o seu caso, é recomendável procurar uma ajuda médica para uma reeducação alimentar com ingestão de alimentos saudáveis ao invés de açucares.

Já quando estamos no período pré menstrual aí então a vontade de comer doce é multiplicada por mil as mulheres sofrem mais nesta fase em função das alterações naturais de hormônio.

Mas, temos que tomar cuidado na ingestão de doces por que pode virar um vício e uma vez desregulado pode ser difícil controlar. Virando uma compulsão desregrada. E acabar aparecendo diversas doenças que estão ligadas ao consumo de doces, como: a diabetes, hipertensão, colesterol, e obesidade.

hhh

Fonte da imagem: http://www.hagah.com.br/roteiros/como-calcular-quantidade-de-comida-e-bebida-na-sua-festa

Aqui vão algumas dicas para diminuir a vontade por doces

  • Prefira chocolates ricos em cacau ou por chocolates de soja. Quanto mais cacau tiver mais saudável será.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em triptofano como banana, feijão, lentilha, leite e derivados, nozes;
  • Consuma no café da manhã doces como geléias, sucos e frutas doces. Isto ajuda no decorrer do dia precisar de menos doces.
  • Consuma bala de colágeno na hora que tiver vontade de comer aquele docinho pois elas contém proteína, em sua composição tem o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina dando a sensação de saciedade.
  • A garcínia é uma planta responsável por estimular a liberação da serotonina, que dá a mesma sensação de prazer que o doce nos proporciona. A garcínia pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas.

É sempre importante ressaltar que a consulta com o nutricionista é fundamental para se ter melhores resultados!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s