5 FORMAS DE TER MAIS TEMPO NO DIA


Muitas vezes nós nos vemos perdidos na vida, acumulando coisas “a fazer” na nossa listinha de to do. Se propor a fazer mais do que podemos é algo muito comum atualmente. A vida gira em torno de tempo é dinheiro, por isso tentamos fazer o máximo de coisas possíveis em pouco tempo. Mas o que acaba acontecendo é uma procrastinação ao olhar a lista – tenho muito a fazer em pouco tempo – pensamos. Isso acaba gerando o que eu chamo de paralisia produtiva. Uma paralisia em tudo o que você deveria e poderia ser produtivo, em todas as tarefas que você se propôs a fazer. No final do dia, vemos que não fizemos praticamente nada.

Este equilíbrio faz falta. Sempre fez, mas a gente não liga, finge não perceber. Arrumar tempo parece algo um tanto utópico. Mas será que esta premissa é verdadeira? Será que realmente a gente não tem tempo pra nada?

1. O primeiro passo que precisamos ter em mente é em saber o porquê de você querer mais tempo, mais equilíbrio na vida. Pergunte-se e seja franco consigo. Você quer mais tempo com a família? Mais tempo para cuidar do corpo e da mente? Mais tempo para lazer? Mais tempo para cuidar de projetos pessoais?

2. Depois que você descobriu o motivo pelo qual você desejaria ter mais equilíbrio na vida em relação a tempo x o que fazer, seja ainda mais crítico e sincero, ou seja, sem enganar-se. Pense em todas as distrações do seu dia e anote quais são. Sabe quando estamos em um novo plano alimentar e o nutricionista nos diz para anotarmos tudo o que comemos e todas as guloseimas que comemos? No final a gente sempre fica espantando em como comemos o tempo todo e em grande quantidade. O mesmo vale para as distrações do seu dia a dia. Anote tudo o que possivelmente tira alguns minutos ou horas do seu tempo. Vídeos no YouTube, blogs, televisão, videogame, aplicativos no celular, WhatsApp, Facebook, Twitter, PokémonGO, revistas de fofoca, sonecas, etc. Agora que você já sabe o que te distrai, tire uma média de quanto tempo isso lhe custa. Às vezes um simples episódio de seriado acaba se tornando maratona pra ver a série toda. Ou então um vídeo no YouTube se torna horas de procrastinação (quem não adora vídeos de gatos e cãezinhos?).

3. Estipule limites para tudo que possa consumir mais do seu tempo do que necessário. Veja 1 vídeo no YouTube e desligue o laptop, ou veja apenas 1 episódio do seu seriado favorito e desligue a TV. Responda à mensagens no WhatsApp por 10 minutos e depois ignore-as. Veja suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter…) por 30 minutos e depois coloque o celular longe de você. Vá para a academia e malhe por 1 hora, ou 1h30m. Estipule limites de tempo para tudo o que você fizer. Se tiver uma reunião marcada, diga aos presentes que você tem apenas 45 minutos do seu tempo. Encontro com os amigos para uma cerveja? Não deixe que isso se torne um encontro de 4 horas + extensão na balada. Diga aos seus amigos que você tem muito o que fazer e infelizmente não poderá ficar por muito tempo hoje. Seja sincero, organize seu tempo e não faça nada além do planejado naquele determinado momento. Organização e planejamento são peças fundamentais para o equilíbrio da vida e para a produtividade ser maior.

4. Se leal a si. Faz parte da vida querermos dar todo o nosso tempo e o nosso melhor para o que nos pedem. Afinal de contas “me ajuda aqui, é só por um minutinho e depois você volta a estudar”. Quantos minutinhos do seu dia você disponibiliza para distrações pessoais e favores aos outros? Estes minutos se acumulam e no final da sua vida você procrastinou ou doou o seu tempo aos outros por anos e anos… Seja leal ao que você estipulou para si. Tenha gosto e orgulho de conseguir concluir algo exatamente como você planejou. Imprevistos acontecem, mas se você souber manejá-los corretamente, eles não te atrapalharão.

5. Disponibilize um dia da semana para ir com a maré. Tire um dia no final de semana ou até mesmo durante o dia de trabalho para não planejar nada, ir de acordo com o acontecer do dia. Desta forma você alcançará um status de equilíbrio mental, pois não estará obcecado e fixado em listas e horários para tudo.

Sempre falo que a chave de tudo é o equilíbrio. Físico, mental, espiritual, produtivo. Não dá pra ser 8 ou 80, como dizem. A beleza está em saber lidar com as curvas da vida, em saber lidar com o que estiver por vir, independente do que seja. Manejar o tempo é belo, é saber dançar enquanto a música muda e os ritmos se diferem uns dos outros.

A felicidade plena ocorre quando achamos o nosso equilíbrio para tudo.

Somos únicos em nossa essência e o meu equilíbrio não será igual ao seu. Talvez você precise de mais lazer, mais trabalho, mais comida, mais diversão. Encontre o que lhe agrada e encontre e porcentagem adequada ao seu estilo de vida. Mas lembre-se de que o equilíbrio só será alcançado caso você saiba organizar-se e planejar seu tempo adequadamente. BOA SORTE!

Anúncios

2 comentários sobre “5 FORMAS DE TER MAIS TEMPO NO DIA

  1. Roberto Chagad disse:

    Oi Renata,

    Sou Roberto e “conheci” você ontem, 17/11/2016.
    Não foi uma obra do acaso!!
    Estava no YouTube, assistindo a um vídeo sobre a lei da atração, do ponto de vista da física quântica, assunto que me fascina, diga-se de passagem, e em seguida encontrei seu vídeo no qual você fala sobre a gratidão.
    Sou sempre grato à inúmeras situações pelas quais já passei em meus 59 anos e por muitas pessoas que tiveram um sentido profundo no decorrer da minha jornada até hoje!!
    Hoje tenho motivos de sobra, para celebrar e agradecer profundamente o fato de você ter entrado na minha vida!!
    Como você é inteligente, autêntica, coerente, consistente em tudo que diz e sobretudo um ser humano que sabe transmitir o sentido que a vida tem para todos que te assistem, creio eu!!
    Deixo aqui meus sinceros cumprimentos por você ser “exatamente quem é e você estará, a partir de hoje, no topo da lista que tenho de gratidões!!
    Gratidão, Renata!!
    Fique em paz e sempre coberta de luz!
    PS: Não sou religioso, mas sinto e acredito nesta fantástica energia que tudo produz!!
    Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s